Obras em 01/10/2010

Como é bem visível, o telhado do corpo da Igreja está praticamente acabado (dentro da Igreja nota-se uma diferença térmica muito grande); terminado este, passar-se-á ao telhado da capela-mor e anexos.






Dentro da Igreja, o estado do reboco obrigou a que fosse retirado na sua totalidade, ou seja, que a Igreja fosse toda picada (mais de 1000m2). De igual forma se está a proceder à substituição de toda a instalação eléctrica e sonora.






O tecto recebeu uma estrutura completamente nova para receber o forro, com o madeiramento novo colocado ao lado do antigo (depois deste ter sido desinfestado); a madeira já não assenta dentro da parede (cuja humidade danificava a madeira), mas numa nova estrutura em ferro, colocada em redor da nave central.


Nave central


Nave lateral
Também a parede das escadas que levam da Igreja para o Coro se encontra em estado lastimoso; vamos enobrecer o espaço, tratando as paredes e retirando a porta de alumínio, de forma a que possa fazer-se um pequeno nicho-capela


Se já era bem visível a destruição provocada pelos insectos xilófagos nos três altares principais, sobretudo o do Senhor Jesus dos Passos, agora, ao mexer-se no arco interior, era este o estado:




A parte posterior do altar será toda removida, pois está completamente destruída pelos bichos. Será construída uma nova estrutura para receber a imagem do Senhor Jesus dos Passos. A capela levará também um sistema de ventilação.


Entretanto, o andamento das obras fez descobrir a necessidade de segurar a fachada da Igreja, que tem tendência a separar-se do resto do edifício: levará dois esticadores (escondidos na sanca da nave central) que ligarão a parede da fachada à parede da entrada na capela-mor, de forma a não permitir que um sismo faça cair a fachada e, atrás dela, toda a nave da Igreja.